O cinema porto-riquenho não tem muita expressividade no cenário mundial, mas de uns cinco anos pra cá eles têm acertado a mão e estão fazendo filmes que surpreendem e encantam a nós, cinéfilos. É o caso de Maldeamores (Lovesickness), uma produção de 2007, dirigida por Carlitos Ruiz Ruiz e Mariem Pérez Riera, com produção executiva de Benício Del Toro, que fez parte da seleção da 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2008, e foi um dos concorrentes a melhor filme, na categoria prêmio do júri, perdendo para o alemão O estranho em mim (Das Fremde in mir).

maldeamores_ver2Maldeamores é uma comédia constituída por três histórias paralelas, todas envolvendo atribulações amorosas. O prólogo do filme sintetiza o que veremos ao longo dos 83 minutos seguintes: um casal dentro de um carro (aqui o diretor faz uma ponta como ator), curtindo a estrada, quando de repente tem início uma discussão boba por causa de chicletes. A discussão termina quando a mulher abre a porta do carro e sai, isso com o veículo em movimento.

A primeira história é a de uma família que está viajando para um velório. A mulher, Lourdes, chora copiosamente a morte da avó, o marido, Ismael, agüenta a situação com uma cara de poucos amigos e Ismaelito se lamuria no banco de trás – mais pela saída no meio do jogo de beisebol do que propriamente pela perda da bisavó. Quando eles param na casa da família de Ismael, uma revelação causará tumulto no velório. E Ismaelito enamora-se pela primeira vez.

Maldeamores1

A outra história mostra a relação entre um casal idoso, Flora e Cirilo, cujo “dever” de receber como hóspede o ex-marido de Flora, Pellín, que a havia abandonado há 35 anos, irá acarretar muitas confusões. Cirilo não aceita dividir o mesmo teto com Pellín e os três tentam se acertar aos trancos e barrancos.

Maldeamores2E a terceira história gira em torno de um homem que ainda vive com a mãe, mas que ao se apaixonar pela motorista do ônibus, percebe uma chance de mudar de vida. Ele faz uma promessa à Virgem Maria de que se casará com ela e sairá de casa. Ao se declarar, não é muito feliz e então sequestra o ônibus e toma todos os passageiros como reféns.

Maldeamores3-1

Essas histórias vão sendo contadas por “capítulos” intercalados e, diferente do que a gente está acostumado a ver hodiernamente nesse tipo de narrativa, em nenhum momento as personagens se cruzam.

Maldeamores é um filme simples, com roteiro redondinho e interpretações francas, mesclando situações clichês com ideias originais. Mostra como somos capazes de transformar um sentimento tão belo em algo egoísta e mesquinho, porque embora focalizemos a pessoa amada, somos nós que estamos em primeiro plano, e muitas vezes não nos importamos se estamos agredindo ou sufocando o outro, contanto que o nosso desejo seja suprido. Assim, ora aceitamos calados a situação para alimentar a ilusão de que ainda somos queridos, ora chutamos o balde e botamos definitivamente os pingos nos “is”, ora não sabemos acolher os sentimentos que temos ou aqueles que nos são ofertados. E a lição para os adultos vem do primeiro amor, amor infantil, terno e sem complicações.

FICHA TÉCNICA:

Título original: Maldeamores
Direção: Carlitos Ruiz Ruiz e Mariem Pérez Riera
Ano: 2007
Duração: 83 min.
País: Porto Rico
Gênero: comédia