Um dos maiores festivais de curtas do Brasil está acontecendo e termina nesta terça-feira, 22 de março. O Curta Taquary já está na sua 15ª edição e este ano as questões ambientais ganham lugar de destaque. Para simbolizar esse aspecto, as sessões, que este ano acontecem em formato híbrido, online e presencial, começaram no Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas e terminam no Dia da Água.

O festival recebeu um número recorde de inscrições: 777 no total. Foram selecionados 113 curtas-metragens, agrupados em dez mostras competitivas e duas especiais, que abordam temas como educação ambiental, questões de raça, sexualidade, gênero e respeito aos povos originários.

Este ano fiquei responsável por coordenar um debate sobre a Mostra Pernambucana, que aconteceu na última sexta-feira (18), e por um texto de introdução a essa mostra. O bate-papo completo pode ser acessado aqui e o texto está aqui. Todos os filmes podem ser vistos pelo site do festival: https://play.curtataquary.com.br/.

Cartaz do Festival Curta Taquary 2022